julho 30, 2011

Maioria dos brasileiros são contra o casamento gay.


  Pesquisa Ibope analisou que 55% dos brasileiros são contra a união civil homossexual; e 45% apóiam a decisão do Supremo Tribunal de Justiça do Brasil.
  A pesquisa confirma o que já se esperava em todos os sentidos. Por exemplo, evangélicos protestantes são mais preconceituosos que católicos. Entre os evangélicos 75% declararam-se contra e entre os católicos 50% declaram-se a favor e 50% contra. Entre os ateus e os provenientes de outras religiões e doutrinas a aprovação é quase unanime.
 Outro ponto da pesquisa também vem confirmar que mulheres lidam melhor com a homossexualidade que homens: 63% dos homens heterossexuais declaram-se contra o casamento gay; enquanto as mulheres apenas 48% declaram-se contra. Mais a maior aprovação em favor dos gays vem da população vem por parte da juventude 60% aprovam o casamento gay; já entre os maiores de 50 anos apenas 27% são a favor.
 A pesquisa também confirmou a antiga teoria que quanto mais educação e cultura a pessoa adquire; mais ela é a favor da homossexualidade. Entre as pessoas com nível superior concluído 60% são favoráveis ao casamento gay. Outro campo analisado foi pelas regiões brasileiras; onde comprovou-se que SUL e SUDESTE são mais abertos a essas questões. NORTE, NORDESTE E CENTRO OESTE tem a mesma estatística com 60% contra e 40% a favor. Já no SUL 54% são contrários e 46% a favor. Na região SUDESTE 51% são contra e 49% a favor. Destaque para São Paulo que registrou o maior índice de aprovação ao casamento gay com 70% a favor.
Sobre a adoção gay 55% declaram-se contrários e 45% a favor. Os números são quase os mesmos em todas as categorias analisadas acima sobre o casamento gay.
O preconceito no Brasil é tão grande que 25% dos entrevistados se afastariam caso descobrissem que o melhor amigo (a) é gay. A pesquisa mostrou que o Brasil ainda é um país conservador porém com uma sociedade em mutação. A população jovem já vê a homossexualidade de maneira clara e inevitável.

MINHA OPINIAO: A pesquisa é um termômetro para analisarmos a sociedade brasileira. Eu como brasileiro fico muito triste em viver em um país tão preconceituoso. O que me conforta é que sou muito bem resolvido socialmente, psicologicamente, familiarmente e financeiramente; pois dessa maneira aperto a tecla FODA-SE para a sociedade e levo minha vida normalmente. 

Nenhum comentário: